O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem como conduta trabalhar os incêndios em vegetação durante todo o ano. O período de estiagem, que vai de abril a outubro, registra um aumento expressivo nos acionamentos, demandando muito esforço da corporação e dos demais órgãos ambientais. O CBMMG trabalha as práticas de prevenção, mitigação e preparação nos demais meses do ciclo anual, fato que tem conduzido a bons resultados no período crítico, tanto na mobilização de pessoal qualificado para a resposta aos incêndios quanto na integração com a comunidade.
A operação tem cunho educativo e fiscalizador. O principal objetivo é demonstrar a importância da colaboração da população em face ao risco de incêndios em vegetação durante o período de estiagem e também mitigar o surgimento de animais peçonhentos, pragas e vetores de dengue, Chikungunya e outros. Além disso, colabora para inibir as ações de criminosos que possam se esconder em terrenos cobertos de matos.
A Operação Alerta Verde na 2ª Cia Ind contou com a participação ativa da Prefeitura Municipal de Barbacena, através do Setor de Concessões.
Cabe ressaltar o alto índice de ocorrências envolvendo a natureza de incêndio em lote vago atendido pela corporação, representando mais de 40 % dos sinistros de incêndio em vegetação como um todo, entrando para o hall dos tipos de ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas.
#bombeirosmg #ultimasnoticias #jornaldopovao