A noite de sábado, 09 de novembro, foi de homenagens e despedidas na Paróquia São José Operário, em São João del-Rei. Após 76 anos de trabalho e dedicação na histórica cidade onde os sinos falam, as Irmãs Mercedárias da Caridade partem para uma nova missão. Padre Vinicius Idefonso Campos, pároco da comunidade paroquial, presidiu a celebração da santa missa na igreja matriz.
A história das Irmãs Mercedárias da Caridade em São João del-Rei começou em 21 de julho de 1948, a pedido da direção do hospital, que vinha sendo construído desde abril de 1942. No início, as irmãs mercedárias dedicaram-se a ajudar na implantação do Hospital e, com a sua inauguração em 05 de novembro de 1949, o trabalho também foi direcionado junto aos pacientes que lá recorriam para a restituição da saúde.
Realizando o trabalho junto do hospital, nasceu também o desejo de desenvolver a obra social no bairro Tijuco. Há um pouco mais de 30 anos, a Irmã Gema, deu início aos trabalhos junto aos moradores do bairro. Começou oferecendo aulas de corte e costura para as mulheres e servia sopa às crianças. Também desenvolveram uma creche e trabalho socioassistencial às famílias carentes.
Segundo a Irmã Maria Antônia, além do trabalho social desenvolvido junto às famílias do bairro, a ordem também colaborou em outras atividades paroquiais. “Estivemos presente no círculo bíblico, no coral paroquial, no Ministério da Comunhão Eucarística, na catequese e sempre presente aos mais necessitados, doando alimentos, oferecendo refeições e visitando as famílias”, conta.
Lucas Silveira
#jornaldopovao #ultimas #saojoaodelreioficial #jornaldopovaosjdr #sjdrmg