Os casos de covid-19 voltaram a crescer com a chegada da nova variante (ômicron), desta vez ao lado dos casos de gripe H3N2.
O que precisamos saber para lidar com esta nova onda?
Você já ouviu falarem por aí que “as vacinas não estão funcionando” ou “a ômicron causa só um resfriado”? Listamos (e respondemos!) as principais dúvidas que podem surgir, com direito a spoiler: as vacinas funcionam e a covid-19 continua sendo grave!
A ômicron causa apenas um resfriado?
Não! A covid-19 provoca hospitalizações e mortes por onde se espalha, inclusive com a variante nova. Estudos indicam que, possivelmente, a ômicron ataque menos os pulmões que outras variantes. Porém, a covid continua sendo uma doença perigosa e, com a altíssima velocidade de transmissão da ômicron, a tendência é de rápido aumento de hospitalizações e, posteriormente, novas mortes.
Se a ômicron está se espalhando, então a vacina contra covid-19 não funciona?
As vacinas funcionam muito bem para diminuir riscos de casos graves e mortes, mesmo no caso da ômicron. Na onda que o Brasil viveu no início de 2021, sem vacinas, chegamos a ter 3 mil mortes por dia.
Se a vacina funciona contra a ômicron, por que devemos manter os cuidados?
Porque nenhuma vacina é 100% eficaz. Entre pessoas idosas, por exemplo, a eficácia da vacina é menor. Além disso, ainda não vacinamos toda a população. E, como a ômicron se espalha muito rapidamente, muitas pessoas são infectadas ao mesmo tempo, resultando em sobrecarga do sistema de saúde.
Como evitar a ômicron?
Para evitar a transmissão, é necessário, além da vacina, o uso de máscara (de preferência PFF2), o distanciamento, evitar aglomerações, lavar as mãos com álcool gel.
O que é H3N2?
É um tipo de vírus influenza (gripe) que está circulando no país com sua nova cepa, denominada “Darwin”.
Como evitar a H3N2?
Da mesma forma que evitamos a covid-19: uso de máscara (de preferência PFF2), o distanciamento, evitar aglomerações, lavar as mãos com álcool gel.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.