Há menos de uma semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março), pesquisa do Sebrae Minas aponta que mais da metade das empreendedoras mineiras já sofreram preconceito por serem mulheres e terem atuado em uma posição de comando. O estudo foi feito no final do ano passado com mais de 2 mil empreendedores de norte a sul de Minas Gerais, entre eles, 717 mulheres.
Em relação ao perfil das empreendedoras mineiras que participaram da pesquisa, 50% têm até 40 anos e quase a metade (49%) tem o Ensino Superior completo ou pós-graduação. “A mulher tem conquistado seu espaço nos negócios, mostrando sua capacidade e força empreendedora ao longo dos anos. Mais do que isso, tem buscado cada vez mais capacitação e conhecimento para acompanhar as demandas e tendências do mercado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.
Apesar da notória representatividade feminina no setor de serviços (45,5% das entrevistadas), apenas 31% das mulheres atuam em áreas ou exercem atividades relacionadas à engenharia, tecnologia e matemática, enquanto que dentre os homens esse percentual chega a 53%. “Ainda hoje, as mulheres ocupam menos cargos de liderança nas empresas e estão em menor número em segmentos dominados por homens. O Sebrae tem trabalhado para mudar esse cenário, apoiando e estimulando o potencial empreendedor feminino em todos os setores por meio do programa Sebrae DELAS”, explica Simões.
Do total das entrevistadas, 52% assumiram ter sofrido algum tipo de preconceito pelo fato de ser mulher. Dentre as brancas, foram 54% e, dentre as negras, 49%. “Não é à toa que a maior parte (73,5%) das entrevistadas confirmaram a existência de um machismo cultural, principalmente em segmentos com predominância da liderança masculina. São problemas culturais com barreiras invisíveis, mas bem reais”, justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Outro desafio enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho, e que fica aparente na pesquisa, é em relação à remuneração. De acordo com o estudo do Sebrae Minas, 70% das entrevistadas afirmaram que as mulheres ganham, em média, menos que os homens. Por outro lado, grande parte delas (88,5%) acredita estar havendo uma mudança no mercado, que está se tornando mais inclusivo e com mais oportunidades para elas. “O mercado tem valorizado cada vez mais o potencial das mulheres, isso pode ser visto na representatividade feminina, que já é de 46% do universo do empreendedorismo do país. Mas sabemos que ainda há um longo caminho a seguir em direção à igualdade de gênero, principalmente, em relação aos direitos e oportunidades”, alerta Roberto Simões.
Sebrae DELAS
Diante dessas dificuldades e obstáculos diários enfrentados pelas mulheres no comando dos negócios, o Sebrae Minas criou, em 2019, um programa exclusivo para elas: o Sebrae DELAS.
Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo feminino e ajudar a tornar os seus negócios mais competitivos, o Sebrae DELAS capacita e orienta mulheres a transformarem seus sonhos em oportunidades de negócios. O programa inclui ações para estimular e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres, desenvolvendo suas competências, comportamentos e habilidades.
Em março, o Sebrae DELAS promove o ‘Mês da Mulher’. Na programação, atividades presenciais e on-line, entre elas: palestras, oficinas, seminários, workshop e encontros para as empreendedoras que querem melhorar suas vendas e faturar mais. A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site da Sympla.
Mês da Mulher
De 7 a 31 de março
Atividades on-line e presenciais
Programação completa: https://www.sympla.com.br/mes-