Concerto de flauta doce e piano, no Teatro Municipal de São João Del Rei, dia 11 de junho, sábado, 20 horas.
ROGÉRIO DUARTE – natural do Rio de Janeiro, formado pela Faetec e Uni Rio, em Licenciatura de Música, além de flautista doce, também é pianista, no qual se aperfeiçoa com Marcos Leite.
Já atuou em vários concertos, destacando Teatro Procópio Ferreira de Campos dos Goytacazes – RJ, Academia Campista de Letras, Barbacena-MG, Auditório do Coral Dom Silvério de Sete Lagoas -MG, concertos no projeto Música no Museu, no projeto ” Música no Coreto “, sob a égide da Secretaria de Cultura e Turismo de São João Del Rei – MG, entre outros .
MARCOS LEITE -Pianista, Conferencista e Professor, natural de Manaus – AM, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, na classe da professora Margarida Valente.
Também foi aluno de Vilma Regina(Teoria Musical) e Nair Brochado( Harmonia).
Com quase 40 anos de carreira artística, atuou em várias salas de concerto do Brasil, os quais se destacam: Clube Naval- RJ, Teatro Amazonas de Manaus – AM, Escola de Música da UFRJ, Escola de Música Villa-Lobos -RJ, Academia de Música Lorenzo Fernandez – RJ, Conservatório Brasileiro de Música – RJ, gravações na TVE- RJ( atual TV Brasil), Sala Cecília Meireles – RJ, Teatro Municipal de Niterói -RJ, Solar do Jambeiro de Niterói – RJ, Concertos dentro do projeto ” Música no Museu “, Teatros Municipais de São João Del Rei, Ouro Preto, Pouso Alegre, Sabará e Araxá – MG, concertos em diversas cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Sociedade Filarmônica de Sergipe ( Projeto ” Brasil 500 Anos ” , em 2000- Aracaju), concertos no Theatro São Pedro de Porto Alegre – RS, Theatro Sete de Abril de Pelotas – RS.
Presidente da banca julgadora do Festival de MPB, sob a égide da Associação dos Funcionários do Banerj ( Banco do Estado do Rio de Janeiro), em 92.
Ministrou diversos Cursos de Interpretação Pianística nas cidades de Petrópolis- RJ, Itabirito e Formiga- MG, na Academia de Música Lorenzo Fernandez – RJ, sob a égide do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro.
Recebeu várias homenagens : 1993- Empossado pela Academia Neolatina e Americana de Artes do Rio de Janeiro, na Cadeira José Maurício Nunes Garcia e, nesse mesmo mês e ano, recebe medalha e diploma ” Rosa de Prata”, pelo Centro de Estudo e Atividade Artística José Fernandes Barreto;
2002- Título ” Personalidade de Expressão ” do Jornal do Povo de Santos Dumont – MG;
2008- Recebeu o Troféu ” Honra ao Mérito, através da Ordem dos Músicos do Brasil do Rio de Janeiro.
2012- ” Diploma de Agradecimento “, outorgado pelo Forte de Copacabana – RJ;
2019- Sob a recomendação do Crítico e Musicólogo Luís Roberto Trench, recebe a Comenda ” Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes “, outorgada pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino de São Paulo – SP, em 16 de janeiro.
Neste mesmo ano, sob a presidência de Luís Roberto Trench, empossado pela Academia de Música do Brasil, na Cadeira de Arnaldo Rebello,28 de junho, dia 9 de dezembro do corrente ano, empossado Conselheiro Perpétuo da Academia de Música do Brasil, na Cadeira Magda Tagliaferro.
2020, em fevereiro, recebe a ” Medalha Villa-Lobos ” da Academia de Música do Brasil .
Em agosto do mesmo ano, sob a presidência de Luís Roberto Trench, empossado imortal da Academia de Musicologia do Brasil, na Cadeira Cláudio Santoro
Abril de 2021, também sob a presidência de Luís Roberto Trench,,empossado imortal da Academia de Música do Rio de Janeiro, na Cadeira Alberto Nepomuceno e Diretor Adjunto da mesma.
E, tendo a mesma presidência de Luís Roberto Trench, é empossado Conselheiro Perpétuo da Academia de Musicologia do Brasil, na Cadeira de Marcos Coelho Neto.
E recentemente, recebeu de Luís Roberto Trench, Presidente da Academia de Música do Rio de Janeiro, a Comenda Francisco Braga e da Academia de Música do Brasil, a Comenda Padre José Maurício Nunes Garcia.
Também, sob a mesma presidência, foi empossado pela Academia de Artes do Brasil, Cadeira 63, tendo como patrono, o compositor e pianista Paraense Altino Pimenta (1921-2003).
No programa, autores eruditos brasileiros: Altino Pimenta, Souza Lima, Antônio Celso Ribeiro, Villani Cortes, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez.
Entrada franca, mediante um quilo de alimento não perecível em prol da Associação dos Pacientes Portadores de Câncer.