A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena informou na segunda-feira (1º) que desativou, de maneira temporária, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal por falta de pediatras para completar a escala de profissionais necessários.
“A desativação temporária da UTI Neonatal é o reflexo do que já é notório em todo o país, visto a falta de profissionais médicos, entre outras dificuldades”, citou a nota.
Apesar de ter reforçado que a desativação é temporária, a previsão de retomada não foi informada pela instituição.
.
Problema já havia sido notificado
Ainda em nota, a Santa Casa informou que a situação foi informada para as autoridades através de ofícios, mas que “infelizmente não foram eficazes as comunicações no sentido de se tentar em conjunto resolver tal problema na tentativa de busca dos profissionais”.
UTI Neonatal funciona há 20 anos
A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completou 170 anos neste ano. A unidade atende a pacientes de 51 municípios da região e 90% dos serviços são voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital é referência materno-infantil, por isso conquistou o título de Hospital Amigo da Criança e integra atualmente a Rede Cegonha, que proporciona a busca de eficiência em serviço para gestantes, mães e bebês. Uma das atividades é o incentivo ao aleitamento materno e a coleta de leite humano, através da Agência de Leite do próprio hospital.
Além disso, é a única unidade da região a oferecer certos serviços como Mãe Canguru, Teste da Orelhinha, Casa da Mamãe dentre outros.
#SantaCasa #Barbacenamg #jornaldopovao #ultimasnoticias