No mês de Setembro acontece a importante festa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno, Minas Gerais. São dias de celebração que preenchem a expectativa de milhares de devotos que para lá se dirigem para poder prestar culto e recorrer à poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, que há tanto tempo protege e abençoa aquela cidade, seus habitantes e os romeiros daquele Santuário. A expectativa para as festividades fica ainda maiores pelos dois anos que a celebração do Jubileu ficou restrita em consequência da pandemia do coronavírus enfrentada pela humanidade. Ainda, nesse ano, em especial, a celebração se reveste de um caráter mais festivo pelos 60 anos de elevação a Santuário o templo dedicado à padroeira da paróquia.
No ano de 1725 foi construída a capela de Nossa Senhora de Nazaré sobre os terrenos doados por Manuel Seixas Pinto e seu irmão, José Gonçalves Pinto, na pequena povoação de nome Ribeiro Fundo. Posteriormente o nome do arraial se tornou Nossa Senhora de Nazaré e, finalmente, assim como é chamado hoje, Nazareno. O crescimento da povoação local é atribuído aos milagres da Virgem de Nazaré, que levavam contínuos peregrinos a visitarem e buscarem com a Santa Mãe de Deus novos rumos para a vida.
Pela história de Nazareno passaram filhos que marcaram de forma ilustre a cidade, dentre eles, Padre José Dias Custódio e Cônego Heitor Augusto da Trindade, hoje venerado pelo povo da cidade como santo por vários milagres. Cônego Heitor dedicou a sua vida e seu ministério presbiteral no cuidado espiritual do povo nazarenense e no zelo social da comunidade.
#diocese #jubileu #nazareno #mg #jornaldopovao #ultimasnoticias