Entre os dias 7 e 11/11, o Governo de Minas, representado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e pela Invest Minas, esteve em Nova Delhi e Mumbai, na Índia, em missão de negócios e atração de investimentos. Empresários de 27 indústrias do estado, além de autoridades de sindicatos e associações, integraram a delegação. A visita foi liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante os cinco dias de missão, a comitiva percorreu o país asiático em intensa programação, com a apresentação do seminário “Business Gateway to Brazil” na capital indiana e em Mumbai, diversas rodadas de negócio, visitas técnicas a fábricas, centrais de abastecimento e lojas de varejo locais, além de reuniões com empresas específicas de diversos setores.
“Trouxemos na bagagem resultados muito positivos. Empresas indianas já instaladas no Brasil que nem conheciam Minas Gerais e que pensavam em expansão, olhando apenas para São Paulo, saíram dos encontros com conversas programadas conosco. Foi muito importante mostrar as potencialidades do estado e, principalmente, como fazer negócios aqui. As expectativas são muito boas”, destaca o presidente da Codemge, Thiago Toscano, que compôs a delegação.
O diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette, salienta os novos contatos prospectados para o estado. “Ficamos muito felizes de ver que houve continuidade da missão realizada pelo governo em março, com o surgimento de novas empresas importantes do mercado indiano no rol das discussões. Mostramos essa semana o potencial mineiro e as conexões que podem ser feitas, entre o estado e a Índia. Foi uma semana muito rica”, afirma.
Mapa dos investimentos
A missão comercial foi composta por empresas de diversos segmentos, entre eles alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalurgia e mecânica, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e ração animal. A prospecção de novos negócios foi o grande foco.
O presidente da Codemge apresentou algumas das oportunidades de investimentos em Minas Gerais durante a agenda. “Companhias em todo o mundo, mesmo do Brasil, que estão estabelecidas em São Paulo por bastante tempo, estão agora movendo suas operações para Minas. Exemplo desse movimento é Extrema, um pequeno município no Sul do estado que detém 25% do e-commerce brasileiro. Ele está a apenas uma hora de distância da capital paulista”, explica.
#governo #minas #india #ultimasnoticias #jornaldopovao