O médico explica quais os exames de rotina mais comuns solicitados durante um check-up.
Exames de sangue: são importantes na detecção de doenças como diabetes, alteração do colesterol e infecções;
Exames de urina: ajudam a identificar se há infecções urinárias, doenças renais e doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo);
Exames de fezes: investigam problemas no sistema digestivo, infecções e intolerâncias alimentares;
Eletrocardiograma: ajuda a detectar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), defeitos cardíacos, problemas com as válvulas do coração, artérias bloqueadas etc.;
Exames de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis): permitem identificar doenças como HIV/Aids, Sífilis, Herpes, HPV, entre outras.
“Esses são alguns dos mais importantes. No caso da mulher, é fundamental fazer, também, mamografia e Papanicolau, exames que ajudam na identificação dos cânceres de mama, o mais incidente, e de colo do útero, o terceiro mais incidente”, detalha. O médico acrescenta que “o homem não pode deixar de fazer o de toque retal ou antígeno prostático específico (PSA), indicados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois é o tumor que mais mata homens”.
O médico alerta que não existe idade certa para início de um check-up e que ele precisa ser contínuo.
“Até jovens que aparentam estarem saudáveis precisam acompanhar a sua saúde para evitar doenças silenciosas. É importante estar atento aos fatores de risco, que incluem histórico familiar de doenças graves, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool. Faça o check-up anualmente. Sua saúde é o que mais importa”, conclui o médico.
#medico #alerta #anonovo #check-up #doenças #saúde #ultimasnoticias #jornaldopovao