Em cada linha da história de São João del-Rei, há nomes que brilham pela força de sua atuação, mas poucos deixam marcas tão profundas quanto Antônio Carlos de Jesus Fuzatto – um educador, líder e ser humano que dedicou sua vida ao próximo com incansável amor e fé no poder da transformação.
Nascido em 14 de setembro de 1955, no Sítio Pombal, zona rural do município, Fuzatto é filho da terra e da esperança. Ainda menino, tornou-se catequista, e, aos poucos, foi moldando sua trajetória pela fé, pela educação e pela luta social. Iniciou sua carreira profissional em 1970, na Fábrica São João, mas foi nas salas de aula que encontrou sua missão de vida: ensinar para libertar.
Formado em Pedagogia pela antiga Faculdade Dom Bosco, foi professor da rede pública estadual e um defensor incondicional dos direitos dos trabalhadores da educação. Com espírito combativo, ajudou a fundar o Sind-UTE em São João del-Rei, onde atuou ativamente até 1989, quando foi eleito vereador pelo PT. Dois anos depois, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como deputado estadual, representando com dignidade e firmeza a voz do povo.
Ao longo da vida pública, nunca abandonou sua paixão pela educação. Em 2001, assumiu a Superintendência Regional de Ensino da 34ª SRE, liderando importantes avanços e mudanças na instituição.
Mas talvez nenhuma de suas ações tenha sido tão transformadora quanto a fundação da APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, em 2005. Movido pela crença de que ninguém é irrecuperável, Fuzatto ajudou a dar vida a uma instituição que há mais de uma década resgata dignidade, esperança e recomeços.
A APAC São João del-Rei é hoje um exemplo de justiça restaurativa. Baseada em disciplina, respeito, trabalho e amor, atua sob os princípios de que “Do amor ninguém foge” e que é preciso “Matar o criminoso e salvar o homem.” A nova sede, inaugurada em agosto de 2013, é fruto de sua luta e dedicação incansável.
Retornou à Câmara Municipal como vereador em 2006 e novamente em 2013, quando também presidiu a Casa Legislativa por dois mandatos. Lá, criou a Escola do Legislativo e restaurou o Parlamento Jovem Municipal, além de conquistar, em 300 anos de história, a autonomia administrativa da Câmara com a conquista do CNPJ próprio.
Fuzatto é mais do que um político ou educador. É um símbolo de fé, perseverança e amor ao próximo. Um homem que acredita na educação como caminho e no ser humano como solução.
Por isso, com imenso orgulho e reconhecimento, o Vereador Claudinho da Farmácia propõe a concessão da Medalha Tancredo de Almeida Neves, como forma de homenagear uma vida marcada pela justiça, pelo compromisso social e pela esperança.
“Tenho imenso orgulho em valorizar e reconhecer esse verdadeiro cidadão, defensor das causas sociais e exemplo de ética, direito e cidadania.”
Antônio Carlos de Jesus Fuzatto: um nome, uma missão, um legado.