A Igreja recorda, no dia 02 de novembro, todos os Fiéis Defuntos. A data é uma oportunidade para rezar e fazer memória das pessoas que partiram desta vida, além disso, na ocasião a Igreja concede a possibilidade de alcançar indulgências em favor dos falecidos.
“Indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados, cuja culpa já foi apagada. A confissão livra a pessoa do inferno e a indulgência livra a pessoa do purgatório”, explica Padre Túlio Marcos Ribeiro Corrêa, SCJ, Pároco da paróquia Sant’Ana, em Lavras.
De acordo com a Indulgentiarum Doctrina (Norma 15), um fiel católico pode ganhar indulgência plenária para um familiar ou para outra pessoa falecida que desejar “em todas as igrejas e oratórios públicos. “Para lucrar indulgência, cada fiel pode lucrar indulgência plenária (aplicável às almas do Purgatório), uma por dia, entre os dias 01º e 08 de novembro, visitando devotamente um cemitério e, ali, rezar ao menos em espírito, pelos defuntos”, pontua o sacerdote dehoniano.
Além desta obra indulgenciada, o fiel deve cumprir as 3 condições básicas:
1) Confissão sacramental;
2) Comunhão Eucarística (uma comunhão para cada indulgência);
3) Oração nas intenções do Papa (rezar para cada indulgência, ao menos um Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria).
Lucas Silveira
#jornaldopovao #ultimas #saojoaodelreioficial #jornaldopovaosjdr #sjdrmg