O trabalho de educação ambiental continua sendo uma das prioridades nas instituições que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). Um relatório divulgado nesta quarta-feira (9/8) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) mostra que, em 2022, foram realizadas 29.765 atividades relacionadas ao acesso à informação e conscientização para um viver mais sustentável, com alcance total de 3.082.351 mineiros dos mais variados perfis e das mais diferentes localidades.
O documento mostra que, dentre as atividades realizadas, estão congressos, aulas práticas, orientações técnicas, dias de campo, blitzes ecológicas, entrevistas, entre outros. As ações foram promovidas pela Semad, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
“O Sisema está em todos os lugares, executando alguma ação de educação, extensão, informação, prevenção e orientação ambiental. Cada órgão vinculado, dentro de suas competências, atua de forma a levar informação, instrução e conhecimento ao cidadão, com referência à sustentabilidade ambiental”, detalha o analista ambiental Ricardo Cottini, que integra a equipe da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, responsável pelas análises e compilação das informações.
Dentre os principais temas abordados durante as atividades se destacam as relacionadas às unidades de conservação (17%); meio ambiente em geral (13%); água e recursos hídricos (8%); uso do fogo e incêndios florestais (8%); animais / fauna silvestre (7%).
#ultimasnoticias #jornaldopovao