O movimento de Emaús realizou durante o último domingo, 24, a tradicional Maranatha de Natal, um encontro que reúne as comunidades de Emaús espalhadas por toda a Diocese de São João del-Rei, também conhecidas como “grupos de Pós-Emaús”, no intuito de confraternizar, celebrar mais um ano de atividades realizadas, promovendo um ambiente de formação, união, fraternidade, espiritualidade, reencontro e também de muitos sorrisos.
O início das atividades foi marcado com a participação dos membros do Movimento de Emaús na celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre José Raimundo da Costa, na Igreja de São José Operário, no Tijuco. As atividades tiveram sequência no Salão Paroquial Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho. A dinâmica do dia que contou com café de recepção e momentos de animação com músicas próprias da espiritualidade de Emaús, contemplou também uma formação de grande valor espiritual acerca da bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025: “Spes Non Confundit” [A esperança não decepciona] conduzida pelos postulantes da ordem Franciscana Pedro e Renê.
A formação com a temática da esperança possibilitou aos presentes uma reflexão profunda sobre o modo como temos levado a vida, encarado a realidade que muitas vezes nos leva a viver no modo automático, em uma dinâmica de vida que em última análise geram ansiedades, preocupações e minam a esperança de novas realidades em tempos de tantas incertezas. O convite a contemplação da natureza e a entender nosso papel no mundo como co-participantes da criação reconhecendo os sinais dos tempos, sendo peregrinos da esperança, passando por um caminho de perseverança e paciência norteou as atividades do dia.
Contando com a presença dos caminheiros de Emaús de outras cidades, aconteceu um momento de apresentação das atividades realizadas ao longo do ano, que surgiram como desdobramentos da experiência de fé que se traduz em obras e também apresentação de temas específicos como “Nossa Senhora da Dores”, a vida do Servo de Deus Marcelo Câmara, comunicação e redes sociais no processo de evangelização e encontro de jovens.
O dia também foi marcado com um delicioso almoço servido no salão. Em seguida, o diretor espiritual do movimento, Padre Bolivar Resende, concedeu sua palavra de incentivo à comunidade Emauísta, convidando a não ter medo de seguir a missão, e com confiança em Deus estudar ainda mais os documentos da Igreja, buscar formação de fato e propagar as verdades de fé nas realidades que estamos inseridos.
Fechando as atividades da Maranatha, os presentes participaram de uma dinâmica, reafirmando em uma palavra o que a experiência vivenciada naquele dia deixou de mais importante para elas e entendo a necessidade de estarmos juntos e trabalhar em equipe apara alcançar um propósito maior. Por fim, já na presença de Jesus Eucarístico na capela da Igreja de São José Operário os membros do movimento rezaram um terço natalino, contemplando os mistérios do nascimento e vinda de Cristo ao mundo, reavivando a chama da fé que Cristo, outrora na estalagem de Emaús, acendeu no coração de cada um.
Michel Lucas
#saojoasaojoaodelreimg #sjdr #sjdrmg #ultimasnoticias #jornadopovão #jornaldopovao #jornaldopovaosjdrodelreioficial