Nos mais distintos tamanhos, com sons e timbres variados, os sinos estão sempre transmitindo mensagens e comunicando com a população, seja para notícias boas e festivas ou para anunciar a morte de algum morador. Marca registrada de São João del-Rei, o símbolo litúrgico já faz parte da família dos moradores da cidade, afinal, acompanha a rotina diária, desde o amanhecer até o fim do dia. Com seus toques ou dobrados, os sinos mantém uma linguagem peculiar de grande riqueza cultural.
Na manhã do último domingo, 15, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, conduziu a cerimônia de batismo da mais nova aquisição da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo: o sino João da Cruz.
“Os sinos estão intimamente ligados ao povo de Deus. Consagrando esse novo sino vamos, portanto, participando com devoção dos diversos ritos. Precisamos ouvir a voz dos sinos, ela nos lembra que somos uma única só família, manifestando nossa união em Cristo”, pontuou Monsenhor Geraldo Magela da Silva durante a cerimônia.
Na maioria das vezes um sino tem uma durabilidade maior que 50 anos e pesa, em média, três mil quilos. Há exceções, presentes na cidade, que chegam até a uma tonelada.
.
Lucas Silveira
#sinos #cidadedossinos #jornaldopovao #sjdr #minasgerais #ultimasnoticias #saojoaodelrei