Teve início no último domingo, 15, as festividades à Nossa Senhora Auxiliadora, na Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei. A programação, que tem seu ápice no dia 24, conta com celebrações de missas, novenário e procissão.
A Virgem Auxiliadora é a co-padroeira da Paróquia e sua relação com o santo se deve a sua devoção. O grande apóstolo da juventude adotou a invocação de Nossa Senhora Auxiliadora para a Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.
“São João Bosco foi grande devoto de Maria, com este titulo de Auxiliadora dos Cristãos. Ele nasceu há mais de 200 anos. Viveu tempos diferentes do nosso. Ele passou também pelo período de uma epidemia. Durante os anos de 1854-56, diversas regiões da Europa e entre elas, o Reino do Piemonte, norte da atual Itália, onde estava o jovem padre com os meninos do Oratório, sofreram pela cólera asiaticus. A cólera, infecção que ataca o intestino, levou à morte um pouco mais da metade dos contaminados da cidade de Turim. Durante este período difícil na história da Itália, São João Bosco escreveu uma oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora pelo fim da epidemia. Peçamos também nós a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora pelo fim dessa pandemia”, pontuou o pároco/reitor do Santuário São João Bosco, padre Ricardo Sávio do Sacramento.
Confira a programação: