A Solenidade da Santíssima Trindade é comemorada no domingo seguinte de Pentecostes e se caracteriza como uma das importantes festas no calendário litúrgico pois mostra a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Em Tiradentes, onde se encontra o Santuário da Santíssima Trindade, a festa vai ter início nesta sexta-feira, 06.
Segundo o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, o Mistério da Santíssima Trindade se passeia na unidade das Três Pessoas. “Nós não confessamos a fé em três deuses, mas em um só Deus em três pessoas. As pessoas divinas não dividem entre si a divindade única, cada uma delas é Deus por inteiro. O catecismo ensina, cada uma das pessoas divinas tem uma missão própria: o Pai é o criador, o Filho, o salvador e o Espírito Santo é o santificador. Mas nenhum deles age sozinho ou separadamente. Toda obra de Deus é trinitária”.
O bispo ainda reforça que se trata de algo irracional, mas que se concretiza através da fé. “Nossa mente humana é limitada para compreender o Mistério da Santíssima Trindade mas, diante do Mistério, convém fazer silêncio, dobrar os joelhos e adorar nosso Deus, uno e trino rico em misericórdia. Não se trata de um mistério da lógica que precisamos decifrar como se fosse uma equação matemática, mas um mistério de amor que precisa ser contemplado e adorado. Deus é amor. O nosso Deus, é comunidade de amor”, pontua.
Em Tiradentes, a tradicional festa católica atrai todos os anos para o município um grande número de fiéis que vão para fazer pedidos ou agradecimentos à Santíssima Trindade. Peregrinos e romeiros realizam excursões e manifestam sua fé através de orações, caridades e penitências.
Ano Jubilar
Em 2025, a Igreja Católica no mundo nos chama para celebrar o Ano Santo com o Jubileu da Esperança, proposto pelo Papa Francisco. Para esta celebração, diversos eventos vem acontecendo em toda Igreja, incluindo jubileus temáticos e peregrinações. O Santuário da Santíssima Trindade, localizado na histórica cidade de Tiradentes, foi proclamado como uma das Igrejas Jubilares da Diocese de São João del-Rei e se encontra pronto para acolher os peregrinos.
O Santuário da Santíssima Trindade é um lugar de profunda devoção e espiritualidade, sendo um verdadeiro refúgio sagrado, afinal, ele é muito mais do que um simples local de culto; é um ponto de encontro para aqueles que buscam conforto espiritual, renovação e paz interior.
Neste santuário, a beleza da natureza se une à grandiosidade da fé, criando um ambiente propício para a comunhão com o divino. Cada visita é uma oportunidade para renovar os laços de devoção e encontrar inspiração para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Fundada em 1776 a primitiva capela dedicada a Santíssima Trindade foi construída na segunda metade do século XVIII, pelo Antônio Fraga, que administrou até 1794, ano de sua morte. A igreja é simples, sem torres com frontão recortados em volutas acanhadas, tendo no centro o símbolo do Espírito Santo. Não existe talha no altar-mor, que é todo em tabulas recortadas. Existem dois altares laterais datados de meados do século XIX.
No altar-mor existe a bela imagem do Padre Eterno, sentado em um trono de nuvens, vestido como um papa, com a cabeça coberta pela tríplice tiara e sobre o peito tem a pomba representando o Divino Espírito Santo. Abaixo está a imagem de Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores. Na paredes laterais a nave existem oito telas, datadas de 1785, que pertencera a Matriz, representando os quatro principais doutores da igreja. Na lateral, existe uma sala de milagres, rica em histórias e marcada pela devoção.
Lucas Silveira