A semana começou com alegria e celebração para o Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei. Nesta segunda-feira, 05, Dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com os reitores e alguns outros padres do clero diocesano, participaram da missa no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração foi comemorativa, por ocasião dos 60 anos da Instituição.
Durante a homilia, Dom José Eudes falou sobre a data significativa e a importância de se rezar e incentivar as vocações. “Louvamos pelos 60 anos da criação do nosso Seminário. Ao longo de todo esse ano, motivamos as comunidades a celebrar com a gente essa festa. O Seminário é o coração da Igreja, onde são lançadas as sementes que irão germinar. Homens escolhidos pelo Senhor para trilhar o caminho do discipulado. Rezemos pela perseverança dos nossos seminaristas e pela santificação de todos os vocacionados’.
Padre Javé Domingos, reitor do seminário, também marcou presença na Celebração. Segundo o sacerdote, a data é um grande momento celebrativo e marca grandes histórias. “No contexto das celebrações dos 60 anos do Seminário São Tiago estamos vivenciando a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Isso tem um sentido espiritual: peregrinar é um ato de fé, de devoção, de renovação interior. O local escolhido é muito especial, pois é a casa da Mãe Aparecida, coração espiritual do Brasil, onde seremos romeiros e devotos da Padroeira do Brasil”.
Para o sacerdote, esse evento também possui caráter humanizado e de integração, afinal, além de se tratar de um ato de fé, a peregrinação também se apresenta como uma oportunidade de convivência e de lazer para os seminaristas. “Se trata também de um passeio de comunhão fraterna e descanso de nossas atividades rotineiras. Com certeza é uma oportunidade de crescimento e um marco nas comemorações do Jubileu de Diamante de nosso Seminário São Tiago”, pontua.
Além dos padres, a celebração contou, ainda, com a participação dos 17 seminaristas. Um momento de grande alegria, como afirma o jovem Jonas Marciel Assis. “É sempre uma alegria estar na casa da Mãe Aparecida. Neste ano, em que celebramos os 60 anos de nosso seminário, tem o seu coroamento com essa peregrinação ao Santuário Nacional. Muito mais do que simplesmente fazer uma visita a Nossa Senhora, viemos trazer tudo aquilo que cerca a nossa caminhada formativa: nossas dores e lutas, mas as nossas esperanças e expectativas. Estar aos pés da Virgem de Aparecida é também rogar proteção e amparo por todo o trajeto que percorremos na concretização do mandato de Seu Filho”. A sua criação do Seminário São Tiago se deu no dia 29 de abril de 1962, por ato de Dom Delfim Ribeiro Guedes. Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.
#diocese #Aparecida #padres #sãotiago #jornaldopovao #ultimasnoticias