Faleceu nesta quarta-feira, 30, às 5h19, no Convento São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, Frei Joel Postma, OFM. O religioso era um ícone importante da música litúrgica no Brasil. Seu velório vai ter início às 15 horas, na Igreja São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte. Às 19 horas vai acontecer a Celebração do Ofício Divino das Comunidades, na Igreja São Francisco das Chagas, Belo Horizonte. Na quinta-feira, 31, vai acontecer às 08 horas, a Celebração Eucarística, na Igreja São Francisco das Chagas, Belo Horizonte. Já às 10 horas, haverá a saída do féretro para a cidade de Santos Dumont/MG.
Sobre o religioso
O frade franciscano, nascido na Holanda em 8 de março de 1929 e pertencente à Ordem dos Frades Menores, foi ordenado presbítero em 11 de março de 1956. Diplomado no Instituto de Música Sacra, em Utrecht, concentrou suas atividades na área da música, especialmente da música litúrgica.
Veio em 1959 para o Brasil para compor a Província Santa Cruz. Instalou-se primeiramente em Divinópolis (MG), onde atuou como mestre de canto por cinco anos. Em 8 de abril de 1964, teve início a primeira passagem de Frei Joel por Santos Dumont, cidade em que permaneceu por vinte anos e trabalhou como professor de música, vigário do convento, professor de ginásio, diretor-adjunto de um colégio estadual, mestre de canto e liturgia, mestre dos formandos e vice-orientador dos aspirantes.
Foi Assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fixando residência em Brasília (DF), entre 1984 e 1997. Finalizado o seu trabalho na capital federal, retornou para o Seminário Seráfico Santo Antônio, de onde não saiu mais. Ao todo, foram 46 anos residindo em Santos Dumont.
#jornaldopovao #ultimas #saojoaodelreioficial #jornaldopovaosjdr #sjdrmg