Mara Protetora dos Animais faz balanço de dois anos de mandato Ela tem 8 cães, é protetora de animais há mais de 30 anos, trabalhou como bibliotecária concursada na UFSJ, e atualmente exerce o primeiro mandato de vereadora por São João del-Rei. Mara Protetora dos Animais conversou com o Jornal do Povão, e fez um balanço de seus dois anos de trabalho na Câmara Municipal de São João del-Rei, que teve como foco principal, a defesa da causa animal.
JP- A senhora está no primeiro mandato como vereadora, qual é sua avaliação desses dois anos de mandato?
MARA- Foram dois anos de muito trabalho pela população são-joanense e pela causa animal em nossa cidade e região. Eu e minha assessoria atendemos e encaminhamos diversas demandas de protetores e tutores de animais, averiguamos denúncias de maus-tratos, abandonos, atropelamentos, animais de grande porte soltos em vias públicas, e orientamos as pessoas a procurarem o Centro de Apoio aos Animais (Zoonoses), que foi estruturado pela Prefeitura a meu pedido. Tivemos o apoio do deputado estadual Osvaldo Lopes,a quem agradeço pelo envio de recursos para a causa animal em nossa cidade, e para a saúde pública no momento mais agudo da pandemia, no combate à Covid-19. Divulgamos a castração gratuita, adoção responsável, campanhas de vacinação, vaquinhas solidárias para cirurgias e tratamentos. Recebemos e encaminhamos demandas de cidadãos que nos procuram pelas minhas redes sociais e no nosso gabinete. Também estive atenta a áreas como educação, saúde, saneamento, abastecimento de água. Fiz muitas indicações de melhorias ao Poder Executivo sobre tudo o que impacta a vida da nossa população. O asfalto na Comunidade do Bengo está se tornando uma realidade, uma conquista do nosso mandato junto à Prefeitura. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas vejo um saldo positivo, e o sentimento é de missão cumprida até aqui.
JP- O que a senhora destacaria no trabalho pela causa animal em São João del-Rei?
MARA- A maior conquista do nosso mandato foi o serviço de castração gratuita permanente, programa implantado pela Prefeitura a meu pedido desde de 2021. Aproveito para agradecer ao prefeito Nivaldo pela atenção com a causa animal. Já são mais de 3.800 animais castrados, entre cães e gatos, atendidos no Centro de Apoio aos Animais (Zoonoses), que possui prestadores de serviços competentes, e uma equipe própria capacitada e empenhada.
JP- Dois projetos de autoria da senhora foram aprovados e se tornaram Leis nesta legislatura. Qual a importância dessas Leis para tutores de animais?
MARA- Criei a Lei 5783 do Cão e Gato Comunitários para respaldar os protetores de animais que alimentam, fornecem água e abrigo a animais em situação de abandono em vias e espaços públicos da nossa cidade. Também conseguimos por meio de uma parceria, a construção de casinhas de madeira feitas de palets, doados para a causa animal. A outra Lei é a 5891, que permite o transporte de animais de pequeno e médio portes nos ônibus do transporte público de São João del-Rei, respeitadas as regras de peso do animal e de levar os animais em caixa de transporte apropriada. Um benefício para as pessoas que não possuem veículo próprio, ou que não podem pagar por uma corrida de táxi ou aplicativo de transporte para se deslocarem com seus animais para castrar no Centro de Apoio aos Animais (Zoonoses), que está localizado na Colônia do Marçal, por exemplo.
JP- A senhora declarou recentemente que os moradores da zona rural de São João del-Rei serão beneficiados com o serviço de castração gratuita por meio de um castramóvel. Qual a previsão do início desse atendimento?
MARA- Essa é outra importante conquista do nosso mandato. No início desse ano, solicitei ao deputado federal Aécio Neves que destinasse recursos ao município para a aquisição de um castramóvel. Nosso objetivo é de ampliarmos a castração gratuita à zona rural da nossa cidade, e fui atendida pelo parlamentar, a quem agradeço por apoiar a nossa causa. O processo licitatório foi concluído e o castramóvel deve ser entregue à Prefeitura em cerca de 60 dias.
JP- Qual a expectativa da senhora para o ano de 2023?
MARA- Espero que 2023 seja um ano de muito trabalho pela causa animal, e de muitas realizações para a população são-joanense. O trabalho como vereadora é um aprendizado constante, mas acredito que estamos no caminho certo, ouvindo as necessidades das pessoas, criando leis que protejam os animais e que promovam mais qualidade de vida à nossa gente, debatendo temas fundamentais para nossa cidade na Câmara, e levando as demandas até o prefeito e secretários municipais. Dessa forma, podemos ajudar a construir uma cidade melhor para se trabalhar e viver.
Desejo um feliz 2023 a todos são-joanenses. Paz e bem.
























